Falae Quadriforcers!!! Fazia um bom tempo que eu não falava de monstros, né não? Já pra matar a saudade, aproveitei esse fim de domingo pra falar sobre DOIS monstros gregos!
Na mitologia grega, Cila (do grego: Σκύλλα) era um monstro que vivia em um lado de um estreito canal de água, em frente de Caríbdis, sua contraparte. Os dois lados do estreito ficavam a uma seta de distância do outro lado, de modo que os marinheiros tentando evitar Caríbdis passaria muito perto de Cila e vice-versa.
Cila era um monstro marinho horrível com quatro olhos, seis pescoços longos equipados com cabeças horríveis, cada uma das quais continha três fileiras de dentes afiados. Seu corpo consistia de 12 tentáculos como pernas e rabo de um gato e com 4-6 cabeças de cão tocando sua cintura. Ela era um dos filhos de Fórcis e ou Hécate, Crataeis, Lamia ou Ceto (os quais podem ser nomes diferentes para a mesma deusa). Algumas fontes, incluindo Stesichorus, citam seus pais como Tritão e Lamia.
Tradicionalmente o estreito tem sido associada com o Estreito de Messina, entre a Itália e Sicília, mas, mais recentemente, essa teoria tem sido contestada, ea localização alternativa de Cabo Skilla no noroeste da Grécia tem sido sugerido por Tim Severin.
A frase "entre Cila e Caríbdis" (popularmente reformulado "entre uma rocha e um lugar duro") passou a significar estar em um estado onde a pessoa está entre dois perigos e se afastando de uma fará com que você esteja em perigo do outro .
Dá de ver os dentes de Caríbdis no turbilhão ao fundo? |
Na mitologia grega, Caríbdis (ou Kharybdis) já foi uma náiade bonita e filha de Poseidon e de Gaia.
Durante sua existência como ninfa, Caríbdis se caracterizava por uma voracidade extrema. Quando Héracles passou perto de Messina, levando os bois de Gerião, roubou alguns dos animais e devorou-os. Ao tentar investir contra o herói, que tentava recuperar seu gado, Caríbdis foi fulminada por Zeus com um raio, e lançada às profundezas do mar, onde se transformou em um monstro marinho.
Ela assumiu a forma duma bexiga enorme de uma criatura cujo rosto é tudo boca e cujos braços e pernas são nadadeiras. Ela engole uma enorme quantidade de água três vezes por dia, antes de arrotar-lo de volta novamente, criando redemoinhos grandes capazes de arrastar um navio submerso.
O tamanho teórico de Charybdis permanece desconhecido, mas a fim de consumir navios gregos o turbilhão pode ser estimado ter cerca de 75 metros de diâmetro. Caríbdis tem sido associada com o Estreito de Messina, na costa da Sicília e em frente a uma rocha no continente identificado com Cila. Foi Caríbdis ser localizados no Estreito de Messina que seria, de facto, o tamanho para acomodar o turbilhão. Um turbilhão existe ali, causada pela reunião de correntes, mas raramente é perigoso.
Ao longo do poema, a viagem de Ulisses é dificultada pelos esforços de Poseidon e os monstros marinhos ao longo do oceano. Ulisses enfrentou tanto Caríbdis e Cila na Odisséia de Homero, enquanto remava através de um canal estreito. Ele ordenou a seus homens para evitar Caríbdis, assim, forçou-os a passar perto de Cila, que resultou na morte de seis de seus homens.
Mais tarde, preso em uma jangada, Ulisses foi levado de volta através do estreito acabando por enfrentar Cila e Caríbdis mais uma vez. Desta vez, Ulisses passou perto de Caríbdis. Sua jangada foi sugado por Charybdis , mas ele sobreviveu agarrando-se a uma figueira crescendo em uma rocha sobre seu covil. Na próxima saída de água, sua jangada foi lançada. Ulisses recuperou e remou para longe com segurança.
#1: Fênix
#2: Dragões
#3: Cerberus
#4: Nosferatu (Conde Orlok)
#5: Kraken
#6: Leviatã
#7: Yama-Uba
#8: Centauros
E era isso! Ideias? Sugestões? Críticas? Puxa-saquismos? Comentem aqui, ou no face e tal...