Publicidade

Blog

Reflexões Filosóficas #1: Pokémon (ou: "Por quê o Ash não capturou o Lugia?)

04/06/2014 0 comentários
 Boooom dia/tarde/noite/madrugada/fim do mundo, quadriforcers!
 Então, tava eu discutindo com um colega (que outra hora eu falo dele) sobre o protagonismo, até chegarmos ao ponto "Pokémon". Notem que o post de hoje não tem imagens, são só conversa fiada mermo.
 Bem, nos últimos tempos tivemos um redescobrimento do Red, aquele dos primeiros games, e muita gente anda destratando o Ash.
 NÃO TÔ FALANDO QUE O ASH É MELHOR QUE O RED, LONGE DISSO!
 Mas... tem questões que o nosso nobre Satoshi que vale ser discutidas:
 =============



1.Por quê o Ash troca de Pokémons a cada geração?
 Primeiro, eu nao vou falar sobre o conceito geral, que diz que é pra apresentar pokémon novos. Até porquê geralmente são apenas "novas gerações" dos velhos colegas. Meu objetivo aqui é falar sob o ponto de vista do Ash.
 O Ash é um personagem de shonen clássico. Onde o protagonista é heroico, justo e correto, sob outros olhos, inocente. Imagina você usar pokémon de lugares geralmente desconhecidos (ou muto mal citados) pelos locais. Imagina as vantagens que isso daria! Sim, eu sei. Isso pode ser extremamente tentador.
 O Ash não é assim. Ele, como todo protagonista clássico, prefere se adaptar ás regras locais. Pokémons locais, mesmo que tenha que começar tudo denovo (e denovo... e denovo...). É mais desafiador assim.

2.Por quê o Ash nunca evoluiu o Pikachu?
 O Ash já passou por 6 gerações. Na época fez sentido, mas e agora? Por quê ele não teria achado uma pedra do trovão e fazer um Raichu?
 Simples. Lembram da luta contra o Surge? Lembra daquele Raichu lento e desengonçado? O Ash teme que se evoluir, o rato elétrico dele fique igual. O Pikachu tá aprendendo ainda. Sim, em 6 gerações. O Raichu é forte. Estupidamente mais forte que um Pikachu. Mas, lento feito uma mula. Nos games nós vemos que, quando um pokémon evolui, aumenta cada estatística, algumas mais que outras. O nosso Satoshi quer que o seu pokémon favorito chegue a um ponto que, após evoluir, ele combine as características de AMBOS. Força do Raichu, velocidade do Pikachu. Criando assim o pokémon perfeito.
 Claro, isso não explica a perda pra um Magikarp.

3.Por quê ele nunca pegou um lendário? Ele podia ter pego Mew, Mewtwo, Lugia, Entei, Oh-Oh....
 Fora o fato que eu descrevi na primeira pergunta (imaginem ele usando o Arceus contra o guri de Viridian que tem dois Metapod e um Kakuna...), tem um outro fato:
 Lugia controla os mares. Mew, criou a vida Pokémon. Oh-Oh, o fogo. e assim vai, Continentes, oceanos, céu, tempo, espaço, inferno... Imagina um pokémon irritado que manipula tais colossais elementos usando todo o seu poder contra o irritante garoto acima? ("Você me convocou pra acabar COM ISSO???")
 Pensem em enormes catástrofes, mortes e coisas assim por causa de... um garoto de 10 anos que nunca envelhece??!?

4.Por quê a Equipe Rocket ainda quer o Pikachu? (ou: Por quê o Ash nunca destruiu a Equipe Rocket como o Red fez?)
 A resposta: eles não querem mais o Pikachu. Tanto que depois mais tarde, aparecem inúmeros pikachus e eles continuam indo atras do nosso Peter Pan japonês. Fazer Giovanni reconhecê-los e ficarem ricos? Bobagem, se fosse assim, lembram que o James na verdade é um garoto MUITO rico? Bastava voltar pra casa e teria TUDO.
 "Mas o James é burro demais pra isso"
 Fato. Mas a Jesse e o Meowth não são tanto. Podiam aproveitar esse fator pra ambos enriquecerem. Imaginem o Geovanni implorando pro Meowth voltar a ser seu gato depois que descobrisse sobre sua riqueza...
 Isso comprova que todos não querem largar o emprego, por um motivo além da grana e reconhecimento. E não é simplesmente o Pikachu. Se fosse apenas um pokémon, eles iriam atrás de outro depois de umas 3 ou 4 tentativas.
 O fato é: eles tem uma relação amigável com os protagonistas, por trás da máscara de vilões. Isso se revela no 2º filme, naquelas lindíssimas cenas em que eles ajudam eles (chegando a se "sacrificarem" por isso).
 Sim, eles ainda são vilões. Mas comparem o início da série com atualmente. Eles se tornaram menos agressivos. Os planos, menos destrutivos, menos diretos, mas ainda estão ali.
 Pois assim eles podem se mostrarem importantes na história do nosso imortal Satoshi.
 Vale também notar que o contrário acontece. Ash, no início, "pulava pra cima" deles. Hoje, tá mais pra "puuuxa, vocês denovo... ¬.¬", afinal, além do fato de eles nunca se darem bem, Ash se acostumou com eles, e sabe que no fundo, "Os Três Patetas" são boa gente.

====
Enfim, essa é a minha opinião. Podia ter dito que Jesse, James e Meowth aparecem só pra ocupar o papel de vilões de boa parte dos episódios (o que é verdade), ou que o Ash não evoluiu o Pikachu só pra não fazer uma mudança tão drástica na dupla (o que também é outra verdade).Mas, como eu disse, eu tentei ver pelo ponto de vista dos personagens, não do roteiro em si.
 E vocês, o quê acham? Eu fui muito longe da verdade ou não?
 LEVANTA A MÃO QUEM É FÃ DA IGNORÂNCIA DO JAMES!!!!1!! o/
 Baay o/
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QuadriBlog Todos os Direitos Reservados
Design & Programação pattyrocker