Publicidade

Blog

Monstros 12: Carmilla

13/05/2014 3 comentários
 Heeeeeello Quadriforcers! Como estão vendo, eu to tentando de pouco em pouco retomar as atividades do blog. Por favor, sejam gentis e pacientes comigo, okey? ^^'
 Uma vez eu falei sobre o famoso Conde Orlok, o "Drácula de segunda mão". Hoje eu poderia falar sobre o pai dos vampiros em si, MAAAS... deve ter quilométricas listas em outros lugares sobre ele, então vamos falar sobre outra representante dos sugadores de sangue. Outra hora conto sobre o "stokereano" Drácula.



 Carmilla é um conto gótico de Joseph Sheridan Le Fanu. Publicado pela primeira vez em 1872, conta a história de uma jovem mulher suscetível ás atenções de uma vampira chamada Carmilla. Esta história antecede Drácula de Bram Stoker por 25 anos e foi adaptado várias vezes para cinema. Carmilla foi publicado na revista The Dark Blue em 1872 , e, em seguida, na coleção de contos do autor, In a Glass Darkly no mesmo ano .
Carmilla em Castlevania :Lords of Shadow
 A história é apresentada por Le Fanu como parte do livro de registro do Dr. Hesselius, cujas indícios de ortodoxia médica classificam-no como o primeiro médico oculto na literatura. A história é narrada por Laura, uma das duas principais protagonistas do conto.
 Laura começa seu conto relacionando a sua infância em um castelo "pitoresco e solitário" no meio de uma extensa floresta em Styria, onde ela vive com seu pai, um viúvo rico inglês, aposentado do serviço austríaco.  Quando ela tem seis anos, Laura tem uma visão de uma bela visitante em seu quarto. Mais tarde, ela alega ter sido mordido no peito, embora nenhum ferimento é encontrado nela.
 Doze anos depois, Laura e seu pai estão admirando o pôr do sol em frente ao castelo, quando seu pai lhe diz de uma carta que recebera mais cedo de seu amigo Gen. Spielsdorf. O general iria trazer sua sobrinha, Bertha Rheinfeldt, para visitar os dois, mas a sobrinha de repente morreu em circunstâncias misteriosas. O general ambiguamente conclui que ele vai discutir as circunstâncias em detalhes quando se reunirem mais tarde.
 Laura, triste com a perda de um amigo em potencial, anseia por alguma companhia. Um acidente de carro em frente à casa de Laura traz inesperadamente uma menina da idade de Laura no cuidado da família. O nome dela é Carmilla. Ambas as meninas instantaneamente reconhecem uma a outra do "sonho" que ambas tinham quando eram jovens .
 Carmilla aparece ferida após seu acidente de carro, mas a sua misteriosa mãe informa o pai de Laura que sua viagem é urgente e não pode ser adiada. Ela decide deixar sua filha com Laura e seu pai até que ela possa voltar em três meses. Antes que ela deixe o local, ela firmemente pede que sua filha não vai revelar qualquer informação sobre a sua família, passado, ou ela mesma e que Carmilla é de mente sã. Laura comenta que esta informação parece desnecessária dizer, e seu pai ri-se disso.
 Cresce uma grande amizade entre Carmilla e Laura, mas ocasionalmente o humor de Carmilla muda abruptamente. Ela às vezes faz inquietantes avanços românticos em Laura. Carmilla se recusa a dizer qualquer coisa sobre si mesma ou seu passado, apesar de questionar os de Laura. Seu segredo não é a única coisa misteriosa sobre ela. Carmilla dorme a maior parte do dia, e parece sonâmbula à noite. Quando um cortejo fúnebre passa pelas duas meninas e Laura começa a cantar um hino, Carmilla explode de raiva e repreende Laura por cantar uma canção cristã. Quando um carregamento de restaurados retratos de família chegam ao castelo, Laura encontra um de seus antepassados​,​ "Mircalla, Condessa Karnstein" , datada de 1698. O retrato se assemelha exatamente a Carmilla, até o sinal em seu pescoço.
 Durante a estadia de Carmilla, Laura tem pesadelos de uma diabólica besta parecida com um gato entrando em seu quarto à noite e mordendo-a no peito. O animal então assume a forma de uma figura feminina e desaparece pela porta sem abri-lo . A saúde de Laura vai decaindo...Então, devido à crença de que um vampiro poderia estar drenando as forças da filha, o general esperou escondido e viu como uma mulher - chamada Millarca - invadia o quarto da filha uma noite. Spieldorf tentou atacá-la com uma espada, mas a vampira escapou facilmente.
Nesse ponto entra Carmilla, e o general a reconhece como sendo aquela que matou sua filha. Carmilla escapa e todos saem ao seu encalço. Após muita investigação chegam finalmente ao Castelo Karnstein, onde a encontram descansando em uma tumba, com o caixão flutuando em sangue. Para matá-la, cravam uma estaca em seu coração, e Carmilla grita em agonia. Terminam o trabalho cortando-lhe a cabeça e queimando seu corpo. Laura, ainda debilitada, é levada em uma longa viagem com seu pai para recuperar sua saúde mental e física.

 Eu poderia ficar falando e falando e falando... MAS VÃO LER O LIVRO, SEUS VAGABUNDOS XDD
 E também aproveitar pra citar sobre outras mídias.
 Quase ninguém se lembra dela, mas Carmilla já apareceu em vários outros lugares. Geralmente erroneamente apresentada como esposa esposa de Vlad Tepes Dracula (pois ela na verdade foi a inspiração de Bram Stoker), a vampira aparece em inúmeras representações, como o filme Van Hellsing, a animação Batman vs Dracula e o game Castlevania.
Outras aparições dela estão nos animes Vampire Hunter D e Hellsing, e, finalmente, a minha ideia pra essa humilde pesquisa: Doctor Who no episódio State of Decay.
Vale também citar o CD da banda Cradle of Filth "Dusk...and Her Embrace" cujo repertório é focado nas histórias de Le Fanu, incluindo uma faixa instrumental chamada "Carmilla's Masque".

Enfim caras, é isso por hoje. Comentem, opinem, deem sugestões... Ah, e se você é novo no canal, segue a lista dos 11 monstros anteriores:

Monstros#I: Fênix
Monstros#II: Dragão
Monstros#III: Cerberus
Monstros#IV: Nosferatu
Monstros#V: Kraken
Monstros#VI: Leviatã
Monstros#VII: Yama-Uba
Monstros#VIII: Centauros
Monstros#IX/X: Cila&Caríbdis
Monstros#XI: Esfinge (logo eu posto ela aqui no blogger)


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Muito bom. Parabéns.
    Eu acho que já vi um filme com esse história (ou parecida) mas não lembro o nome =( Mas era bem isso ai.

    ResponderExcluir
  2. Sim! Tem inúmeros filmes sobre a personagem em si, a maioria entre as décadas de '60~'80.

    ResponderExcluir
  3. Magnífica história, e parabéns pelo bom gosto e por escrever sobre esse assunto aqui. Li o livro e o achei maravilho inclusive muito a frente de seu tempo.

    ResponderExcluir

QuadriBlog Todos os Direitos Reservados
Design & Programação pattyrocker