
Chegamos finalmente no épico dos épicos!
A saga que mais marcou o novo milênio na Marvel!
Eu deveria começar com algumas micro sagas que tiveram entre a Vingadores: A Queda e a Guerra Civil ( como a já prometida Dinastia M, o Motim! e tals), mas "infelizmente", eu acabei de comprar mais uma edição , e.... Tou com a saga na cabeça.
Okey, vam'bora!
Guerra Civil foi uma lindíssima saga, forte, emocionante, impactante e surpreendente (sim, precisava de todos estes adjetivos) lançada em 2006, que dividiu os fãs (e, claro, os heróis) entre "registrados" e não registrados. Enfim, vamos fazer um "plotzão":
Depois dos acontecimentos da Guerra Secreta de Fury, o governo dos EUA começou a pressionar os heróis a criarem algum tipo de registro pra que "os chefões de estado" pudessem saber onde estão e o quê estão fazendo. O problema é que ainda não havia motivos suficientes para criar uma lei que sancionasse isso. Foi então que aconteceu.
Um grupo de heróis novatos*, sedentos por atenção decidiu encarar mais do que poderiam suportar. A cidade de Stanford foi pelos ares. Mais de 600 mortos. INCLUSIVE UMA ESCOLA INTEIRA.
Aquilo estremeceu o chão apenas dos arredores da cidade, mas abalou o país todo.
Estava ali a desculpa.
*Detalhes no post sobre o Speedball, no blog antigo!
![]() |
Stanford: Após a destruição. |
ENFIM, eu podia vir aqui e falar sobre o evento em si. MAS NÃO. Vá procurar outro blog que fala sobre a Marvel. Deve ter 500 fazendo isso. Só em português.
Em vez disso, fiz uma lista de algumas figuras importantes. De ambos os lados e os neutros.
Começando pelas figuras icônicas da saga.
- Steven "Steve" Rogers. Aka Capitão América.

Steve Rogers não apenas se negou a cooperar com o registro, quanto liderou os rebeldes!
Muita coisa aconteceu. Amizades foram desfeitas. Especialmente com Tony e Hank, que eram quase irmãos pra ele. Se alguém sentiu o peso da Guerra, foi o Capitão.
Mas mesmo assim, manteve-se firme em seus ideais, e, mesmo diante de uma batalha, o "Sentinela da Liberdade" parou, pensou e decidiu: não importava mais quem estava certo ou errado. Ele e Tony estavam guerreando apenas pra mostrar quem era superior, como dois cães cegos.
A saga acaba com uma cena trágica: na entrada do tribunal onde seria julgado por seus "crimes de guerra" ele foi baleado a queima-roupa pela pessoa que ele mais confia : a Agente 13, Sharon Carter, sua maior amada. (Mais tarde foi mostrado que o culpado foi o Caveira Vermelha, que fez uma lavagem cerebral na pobrezinha)
- Anthony Edward "Tony" Stark. Aka Homem de Ferro.

Mas entendi, edições depois, o que ele passou. Olhar a população inteira se revoltando contra os heróis. Os pais de Stanford querendo justiça. O governo, cerrando as sobrancelhas para as atividades super-humanas.
Trágico em especial o momento em que o "Vingador Dourado" está saindo do sepultamento dos meninos de Stanford... E uma das mães COSPE na cara dele.
Enfim, eu não digo que o Tony é santo, por mais que eu esteja defendendo ele. Mas nem o Rogers foi. Muitas; eu disse MUITAS pessoas pegaram nojo dele por causa dessa saga. Mas eu não vejo ele como um inimigo. Faço um apelo pra fazerem o mesmo. Talvez, vejam o Nitro como inimigo. Vejam a Von Barts como vilã. Mas lembrem-se que tudo que o Tony fez, foi adaptar-se á nova situação, como ele sempre fez.
- Quarteto Fantástico.

Foi aí que a bomba estourou.
O momento que marcou cada herói. Cada grupo. Cada mente, super-poderosa ou civil.
A morte de um dos primeiros heróis negros. O fim da vida do mais conhecido vingador afro-descendente. Bill Foster. O Golias Negro.
Numa das mais loucas criações das 3 mentes por trás da Guerra Civil (Homem de Ferro, Jaqueta Amarela e Senhor Fantástico), um clone do deus asgardiano Thor foi criado para "incorporar" a figura divina do "Filho de Odin" e inspirar os fugitivos a se registrarem. Mas sua aparição fugiu do controle. Apenas UM raio caiu, e um corpo com mais de 10 metros foi ao chão. Bill Foster estava morto.
Como já falei, este evento estremeceu a comunidade heroica. Muitos trocaram de lado, e Sue e Johnny Storm estavam entre eles, agora agindo em apoio com os Secretos.
- Peter Benjamin Parker. Aka Homem Aranha.


Primeiro, teve um confronto direto com a Miss Marvel e o próprio Tony, e, muito fraco, teve que fugir pelos túneis. Onde dois vilões de segunda-linha do Aranha (contratados pelo Stark) o encontraram e espancaram o quase inconsciente herói, até ele ser salvo pelo Justiceiro.
SIM, EU FALEI CORRETAMENTE. O DOIDO (como praticamente todos os heróis chamam ele) DO CASTLE RESGATOU O ARANHA E O LEVOU Á BASE SECRETA DOS VINGADORES SECRETOS (anti-registro) para ser cuidado pelos heróis!
- X-Men.
Claro que isso não deixou que o Lado de Tony tentasse "convencer" os mutantes a se registrarem...
- Thor Odinson.

Segundo as palavras de Thor: "Dê suas ordens e ultimatos a quem escolher obedecer ou for covarde demais para lutar, não a mm. Ou aprenda novamente a diferença entre um deus do trovão e um mortal num traje metálico."
No fim, foi decidido que Asgard seria uma embaixada, e não entraria nas leis americanas. Tony não encarou Thor denovo até os eventos do Cerco de Norman Osborn em Asgard...

#FIKDIK de Hoje: O jogo Marvel: Ultimate Alliance 2 narra os eventos da Guerra Civil, contados desde a Guerra Secreta de Nick Fury.
Muito bom seu post, mas você não revelou o mais importante de todos os que argumentam a respeito da Guerra Civil da Marvel. DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ? Isso é uma pergunta muito importante a ser respondida por todo mundo que acompanhou a série.
ResponderExcluirconcordo com o Rafael Miranda, como o cara inventa um tema que ele não esclarece o fato no texto!..
ExcluirVerdade!
ExcluirMas acho que eu fugiria pra Wakanda... Eu falei acima que nem mesmo o Capitão estava tão certo. Ele mesmo admite isso no final da saga. E o Tony... Bem, nao tem o que falar dele xD