Publicidade

Blog

MARVELS 12: Guerra Civil: De que lado VOCÊ está?

29/08/2012 3 comentários

 Eae gente boa!
 Chegamos finalmente no épico dos épicos!
 A saga que mais marcou o novo milênio na Marvel!
 Eu deveria começar com algumas micro sagas que tiveram entre a Vingadores: A Queda e a Guerra Civil ( como a já prometida Dinastia M, o Motim! e tals), mas "infelizmente", eu acabei de comprar mais uma edição , e.... Tou com a saga na cabeça.
 Okey, vam'bora!



 Guerra Civil foi uma lindíssima saga, forte, emocionante, impactante e surpreendente (sim, precisava de todos estes adjetivos) lançada em 2006, que dividiu os fãs (e, claro, os heróis) entre "registrados" e não registrados. Enfim, vamos fazer um "plotzão":
Depois dos acontecimentos da Guerra Secreta de Fury, o governo dos EUA começou a pressionar os heróis a criarem algum tipo de registro pra que "os chefões de estado" pudessem saber onde estão e o quê estão fazendo. O problema é que ainda não havia motivos suficientes para criar uma lei que sancionasse isso. Foi então que aconteceu.
 Um grupo de heróis novatos*, sedentos por atenção decidiu encarar mais do que poderiam suportar. A cidade de Stanford foi pelos ares. Mais de 600 mortos. INCLUSIVE UMA ESCOLA INTEIRA.
 Aquilo estremeceu o chão apenas dos arredores da cidade, mas abalou o país todo.
 Estava ali a desculpa.
*Detalhes no post sobre o Speedball, no blog antigo!
Stanford: Após a destruição.

ENFIM, eu podia vir aqui e falar sobre o evento em si. MAS NÃO. Vá procurar outro blog que fala sobre a Marvel. Deve ter 500 fazendo isso. Só em português.
 Em vez disso, fiz uma lista de algumas figuras importantes. De ambos os lados e os neutros.
Começando pelas figuras icônicas da saga.
  • Steven "Steve" Rogers. Aka Capitão América.
 A figura central da saga, e a grande surpresa (pelo menos pra mim) na hora de escolher o seu lado. Capitão, o símbolo da nação. Nada mais certo doque, como já fez tantas vezes, a "Lenda Viva" ficasse do lado do governo, certo? ERRADO!
Steve Rogers não apenas se negou a cooperar com o registro, quanto liderou os rebeldes!
Muita coisa aconteceu. Amizades foram desfeitas. Especialmente com Tony e Hank, que eram quase irmãos pra ele. Se alguém sentiu o peso da Guerra, foi o Capitão.
Mas mesmo assim, manteve-se firme em seus ideais, e, mesmo diante de uma batalha, o "Sentinela da Liberdade" parou, pensou e decidiu: não importava mais quem estava certo ou errado. Ele e Tony estavam guerreando apenas pra mostrar quem era superior, como dois cães cegos.
A saga acaba com uma cena trágica: na entrada do tribunal onde seria julgado por seus "crimes de guerra" ele foi baleado a queima-roupa pela pessoa que ele mais confia : a Agente 13, Sharon Carter, sua maior amada. (Mais tarde foi mostrado que o culpado foi o Caveira Vermelha, que fez uma lavagem cerebral na pobrezinha)

  • Anthony Edward "Tony" Stark. Aka Homem de Ferro.
Não posso negar o susto que levei quando vi que era o Tony conversando com o Presidente, como o primeiro herói registrado. Pois, pra quem não leu, há algumas edições anteriores, Stark enfrentou um juri debatendo sobre a lei de registro. Apoiando ser CONTRA (chegou ao ponto de armar um ataque direto ao corpo de jurados pelo Homem de Titânio)!

 Mas entendi, edições depois, o que ele passou. Olhar a população inteira se revoltando contra os heróis. Os pais de Stanford querendo justiça. O governo, cerrando as sobrancelhas para as atividades super-humanas.
 Trágico em especial o momento em que o "Vingador Dourado" está saindo do sepultamento dos meninos de Stanford... E uma das mães COSPE na cara dele.
 Enfim, eu não digo que o Tony é santo, por mais que eu esteja defendendo ele. Mas nem o Rogers foi. Muitas; eu disse MUITAS pessoas pegaram nojo dele por causa dessa saga. Mas eu não vejo ele como um inimigo. Faço um apelo pra fazerem o mesmo. Talvez, vejam o Nitro como inimigo. Vejam a Von Barts como vilã. Mas lembrem-se que tudo que o Tony fez, foi adaptar-se á nova situação, como ele sempre fez.

  • Quarteto Fantástico.
Um dos grupos mais indecisos do evento, tentarei explicar de um modo bem resumido: Antes sequer da Lei de Registro ter sido imposta (e agindo assim como um dos maiores  fatores dentro da guerra), Johnny Storm (aka Tocha Humana) foi linchado e levado ao coma pela revoltada população, mesmo ele completamente fora daquilo que aconteceu com os Novos Guerreiros em Stanford. Isso levou ao grupo inteiro se registrar, especialmente Reed (o Senhor Fantástico), que se tornou a "mente científica" por trás da Prisão 42, na Zona Negativa.
Mas então problemas começaram a acontecer. Por início, o casamento de Reed e Sue (Mulher Invisível) estava cada vez mais conturbado, pelo fato do marido não dar atenção á ela (que GRAAAAANDE novidade). E tempos depois Ben Grimm (o Coisa) decidiu deixar o país, por discordar da destruição que a Guerra causava, especialmente pelas perdas civis.
 Foi aí que a bomba estourou.
 O momento que marcou cada herói. Cada grupo. Cada mente, super-poderosa ou civil.
 A morte de um dos primeiros heróis negros. O fim da vida do mais conhecido vingador afro-descendente. Bill Foster. O Golias Negro.
 Numa das mais loucas criações das 3 mentes por trás da Guerra Civil (Homem de Ferro, Jaqueta Amarela e Senhor Fantástico), um clone do deus asgardiano Thor foi criado para "incorporar" a figura divina do "Filho de Odin" e inspirar os fugitivos a se registrarem. Mas sua aparição fugiu do controle. Apenas UM raio caiu, e um corpo com mais de 10 metros foi ao chão. Bill Foster estava morto.
Como já falei, este evento estremeceu a comunidade heroica. Muitos trocaram de lado, e Sue e Johnny Storm estavam entre eles, agora agindo em apoio com os Secretos.

  • Peter Benjamin Parker. Aka Homem Aranha.

E chegamos ao amado (e querido) amigão da vizinhança! Peter já passou por tanto coisa, tadinho... Perdeu a filha, achou que era um clone, toda hora tem "velhos colegas" voltando do túmulo... E o que era ruim, ficou sempre pode piorar, não é mesmo? Pra começar, o Cabeça de Teia, herói registrado e o "menino propaganda" do Stark, como incentivo pros heróis se registrarem, MOSTROU O ROSTO EM CADEIA NACIONAL, e ainda contou que SEMPRE foi o Aranha! Imagina a cara do Jonah quando viu aquilo...
Agora, junta isso com o fato de todo fim de semana aparecer algum vilão ameaçando a MJ ou a pobre Tia May...
Foi aí que o Bill morreu. E (eu não vou repetir aquele discurso aqui em cima) Mais um dos heróis que se arrependeram da sua escolha estava o Aranha. Mas diferente do que aconteceu com os irmãos Storm, Patar não conseguiu simplesmente "sair pela porta"...
 Primeiro, teve um confronto direto com a Miss Marvel e o próprio Tony, e, muito fraco, teve que fugir pelos túneis. Onde dois vilões de segunda-linha do Aranha (contratados pelo Stark) o encontraram e espancaram o quase inconsciente herói, até ele ser salvo pelo Justiceiro.
 SIM, EU FALEI CORRETAMENTE. O DOIDO (como praticamente todos os heróis chamam ele) DO CASTLE RESGATOU O ARANHA E O LEVOU Á BASE SECRETA DOS VINGADORES SECRETOS (anti-registro) para ser cuidado pelos heróis!
  • X-Men.
Ainda sofrendo sob o peso dos 198, os mutantes decidiram não se manifestar, nem entrar na batalha,se tornando "neutros" perante a lei de registro. Com excessão de alguns "Filhos do Átomo", que agiram por conta própria (Cable e Wolvie entraram parar os anti-registros e Bishop que estava do lado do governo).
Claro que isso não deixou que o Lado de Tony tentasse "convencer" os mutantes a se registrarem...



  • Thor Odinson.
Mesmo estando morto (a Guerra Civil entrou logo após o Ragnarok),  o deus do trovão não se escapou da guerra. Ao ressuscitar (e erguer Asgard nos céus de Broxton, Oklahoma), ele foi visitado, obrigado e confrontado por Tony, tentando "convencer" ele a registrar os asgardianos. A resposta do filho de Odin, obviamente, não foi a mais positiva. Ainda mais por Thor já estar a par do ocorrido com o seu clone...
Segundo as palavras de Thor: "Dê suas ordens e ultimatos a quem escolher obedecer ou for covarde demais para lutar, não a mm. Ou aprenda novamente a diferença entre um deus do trovão e um mortal num traje metálico."

 No fim, foi decidido que Asgard seria uma embaixada, e não entraria nas leis americanas. Tony não encarou Thor denovo até os eventos do Cerco de Norman Osborn em Asgard...

Esse foi um "por cima" dos maiores heróis por trás do evento. Ainda há muitos, como a Miss Marvel, os Jovens Vingadores e o Pantera Negra (Que se casou com a X-Men Tempestade durante a Guerra), mas isso já está ficando longo demais. Outra hora eu falo sobre os outros, além de um GERAL da guerra.

#FIKDIK de Hoje: O jogo Marvel: Ultimate Alliance 2 narra os eventos da Guerra Civil, contados desde a Guerra Secreta de Nick Fury.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Muito bom seu post, mas você não revelou o mais importante de todos os que argumentam a respeito da Guerra Civil da Marvel. DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ? Isso é uma pergunta muito importante a ser respondida por todo mundo que acompanhou a série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com o Rafael Miranda, como o cara inventa um tema que ele não esclarece o fato no texto!..

      Excluir
    2. Verdade!
      Mas acho que eu fugiria pra Wakanda... Eu falei acima que nem mesmo o Capitão estava tão certo. Ele mesmo admite isso no final da saga. E o Tony... Bem, nao tem o que falar dele xD

      Excluir

QuadriBlog Todos os Direitos Reservados
Design & Programação pattyrocker